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Romanos - Capítulo 3

1. Que vantagem, pois, tem o judeu? Ou qual o proveito da circuncisão?

2. Muito, em todo sentido; especialmente porque a eles foram confiados os oráculos de Deus.

3. E daí se alguns deles não creram? Porventura a sua incredulidade anulará a fé de Deus?

4. De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

5. Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Acaso é Deus injusto, por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)

6. De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo?

7. Mas, se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador?

8. E em vez disso (como alguns, caluniosamente, afirmam que dizemos): Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.

9. Pois quê? Somos melhores do que eles? Não, de modo algum. Pois já demonstramos que, tanto judeus como gentios, todos estão debaixo do pecado;

10. como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer.

11. Não há ninguém que entenda; ninguém que busque a Deus.

12. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.

13. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas usam de engano; veneno de serpentes está debaixo dos seus lábios;

14. cuja boca está cheia de maldição e amargura.

15. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.

16. Nos seus caminhos há destruição e miséria;

17. e não conheceram o caminho da paz.

18. Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

19. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, o diz aos que estão debaixo da lei, para que toda boca se cale e todo o mundo seja culpável perante Deus.

20. Porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele; pois mediante a lei há o conhecimento do pecado.

21. Mas agora, a justiça de Deus, sem a lei, é manifesta, testemunhada pela lei e pelos profetas;

22. isto é, a justiça de Deus, que é pela fé de Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; pois não há distinção.

23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

24. sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

25. o qual Deus propôs como propiciação, pela fé no seu sangue, para declarar a sua justiça para a remissão dos pecados passados, mediante a tolerância de Deus;

26. para declarar, neste tempo presente, a sua justiça, para que ele seja justo e também o justificador daquele que crê em Jesus.

27. Onde, então, está a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

28. Concluímos pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.

29. É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,

30. visto que Deus é um só, o qual justificará a circuncisão pela fé, e, mediante a fé, a incircuncisão.

31. Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum! Antes, estabelecemos a lei.

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