Juízes - Capítulo 20
1. ENTÃO todos os filhos de Israel sahírão, e a congregação se ajuntou, como se fora hum só varão, desde Dan até Berseba, como tambem a terra de Gilead, a Jehovah em Mispa.
2. E dos cantos de todo o povo se apresentárão de todas as tribus de Israel na congregacão do povo de Deos, quatro centos mil homens de pé, que arrancavão de espada.
3. (Ouvirão pois os filhos de Benjamin, que os filhos de Israel havião subido a Mizpa:) e disserão os filhos de Israel; fallai, como succedeo esta maldade?
4. Então respondeo o varão Levita, marido da mulher que fora morta, e disse: cheguei com minha concubina a Gibea cidade de Benjamin, a passar a noite.
5. E os cidadãos de Gibea se levantárão contra mim; e cercárão a casa contra mim de noite: intentárão matar-me, violárão minha concubina, demaneira que veio a morrer.
6. Então peguei de minha concubina, e a fiz em pedaços, e a enviei em toda a terra da herança de Israel: porquanto fizérão tal maleficio e desatino em Israel.
7. Eis que todos sois filhos de Israel: aqui vos dai palavra e conselho.
8. Então todo o povo se levantou, como hum só homem, dizendo: nenhum de nos irá a sua tenda, nem nenhum de nos se retirará a sua casa.
9. Porem isto he o que faremos a Gibea: procederemos contra ella por sorte.
10. E tomaremos dez homens de cem de todas as tribus de Israel, e cem de mil, e mil de dez mil, para tomarem bastimento para o povo: para que, vindo elles a Gibea de Benjamin, lhe fação conforme a todo o desatino, que tem feito em Israel.
11. Assim todos os varões de Israel se ajuntárão a esta cidade, alliados, como hum só varão.
12. E as tribus de Israel enviárão varões por toda a tribu de Benjamin, dizendo: que maldade he esta, que se fez entre vosoutros?
13. Dai-nos pois agora aquelles varões, filhos de Belial, que estão em Gibea, para que os matemos, e tiremos o mal de Israel: porem os filhos de Benjamin não quizerão ouvir a voz de seus irmãos, os filhos de Israel.
14. Antes os filhos de Benjamin se ajuntárão das cidades em Gibea, para sahirem a pelejar contra os filhos de Israel.
15. E contárão-se naquelle dia os filhos de Benjamin, das cidades, vinte e seis mil varões, que arrancavão da espada, a fora os moradores de Gibea, de que se contárão sete centos varões escolhidos.
16. Entre todo este povo havia sete centos varões escolhidos, esquerdos, os quaes todos tiravão com a funda huma pedra a hum cabello, e não erravão.
17. E contárão-se dos varões de Israel, a fora os de Benjamin, quatro centos mil varões, que arrancavão da espada, e todos estes homens de guerra.
18. E levantárão-se os filhos de Israel, e subirão a Beth-El, e perguntárão a Deos, e disserão, quem dentre nôs outros subirá o primeiro a pelejar contra Benjamin? e disse Jehovah, Juda subirá o primeiro.
19. Levantárão-se pois os filhos de Israel pela manhã, e posérão-se em campo contra Gibea.
20. E os varões de Israel sahírão á peleja contra Benjamin: e ordenarão os varões de Israel contra elles a peleja junto a Gibea.
21. Então os filhos de Benjamin sahirão de Gibea, e derribarão em terra naquelle dia vinte e dous mil varões de Israel.
22. Porem o povo dos varões de Israel se esforçou: e tornarão a ordenar a peleja, no lugar em que o dia d`antes a ordenárão.
23. E subirão os filhos de Israel, e chorárão perante a face de Jehovah até a tarde, e perguntárão a Jehovah, dizendo: tornar-me-hei a chegar á peleja contra os filhos de Benjamin, meu irmão? e disse Jehovah, subi contra elle.
24. Chegárão-se pois os filhos de Israel aos filhos de Benjamin, o dia seguinte.
25. Tambem os de Benjamin, o dia seguinte lhes sahirão ao encontro de Gibea, e derribarão ainda em terra mais dezoito mil varões: todos dos que arranca vão da espada.
26. Então todos os filhos de Israel, e todo o povo subirão, e viérão a Beth-El, e chorarão, e estivérão ali perante a face de Jehovah, e jejumárão aquelle dia até a tarde: e offerecérão holocaustos e offertas gratificas perante a face de Jehovah.
27. E os filhos de Israel perguntárão a Jehovah: (porquanto a Arca do concerto de Deos estava ali naquelles dias.
28. E Pinehas filho de Eleazar, o filho de Aaron, estava perante sua face naquelles dias;) dizendo; sahirei ainda mais a pelejar contra os filhos de Benjamin, meu irmão, ou pararei? e disse Jehovah, subi, que a manhã o darei em tua mão.
29. Então Israel pôs emboscadas a Gibea do redor.
30. E subirão os filhos de Israel ao terceiro dia contra os filhos de Benjamin: e ordenarão a peleja junto a Gibea, como as outras vezes.
31. Então os filhos de Benjamin sahirão ao encontro ao povo, e desviãrão-se da cidade: e começárão a ferir alguns do povo, e a atravessar, como as outras vezes pelos caminhos, (hum dos quaes sube para Beth-El, e o outro para Gibea pelo campo;) quasi trinta dos varões de Israel.
32. Então os filhos de Benjamin dissérão, vão feridos diante de nós como d`antes: porem os filhos de Israel dissérão: fujamos, e desviemos os da cidade aos caminhos.
33. Então todos os varões de Israel se levantarão de seu lugar, e ordenárão a peleja em Baal-Thamar: e a emboscada de Israel sahira de seu lugar, depois do despejo de Gibea.
34. E dez md varões escolhidos de todo Israel viérão de em fronte de Gibea, e a peleja se engraveceo: porem elles não sabião, que o mal lhes tocaria.
35. Então ferio Jehovah a Benjamin diante de Israel; e desfizerão os filhos de Israel naquelle dia vinte e cinco mil e cem varões de Benjamin: todos dos que arrancavão espada.
36. E virão os filhos de Benjamin, que esta vão feridos: porque os varões de Israel dérão lugar aos Benjamitas; porquanto estavão confiados na emboscada, que havião posto contra Gibea.
37. E a emboscada se apresurára, e acomettéra a Gibea: e a emboscada arremetera contra ella, e ferira á fio da espada a toda a cidade.
38. E os varões de Israel tinhão hum tempo determinado com a emboscada: quando fizessem levantar da cidade grande altura de fumo.
39. Virarão pois os varões de Israel na peleja as costas: e ja Benjamin começára a ferir dos varões de Israel quasi trinta varões, e a atravessar; porque dizião, ja infallivelmente estão feridos diante de nós, como na peleja passada.
40. Então a altura de fumo se começou a levantar da cidade, como huma columna de fumo: e virando-se Benjamin a olhar para tras de si, eis que o fogo da cidade subia ao ceo.
41. E os varões de Israel virárão os rostos, e os varões de Benjamin pasmárão: porque virão, que o mal lhes tocaria.
42. E virárão as costas diante dos varões de Israel, para o caminho do deserto; porem a peleja os apertou: e os das cidades os desfizerão em meio delles.
43. E cercárão a Benjamin, e o seguirão, e á vontade o pisárão: até diante de Gibea, ao nascente do sol.
44. E cahirão de Benjamin dezoito mil varões: todos estes varões valentes.
45. Então virarão as costas, e fugirão ao deserto á penha de Rimmon; fizérão ainda delles huma rebusca pelos caminhos, de cinco mil homens: e de perto os seguirão até Gideom, e ferirão delles dous mil varões.
46. E furão todos os que de Benjamin naquelle dia cahirão, vinte e cinco mil varões, que arrancavão da espada: todos estes varões valentes.
47. Porem seis centos varões virárão as costas, e se acolherão ao deserto á penha de Rimmon: e ficárão se na penha de Rimmon quatro meses.
48. E os varões de Israel se tornárão aos filhos de Benjamin, e os ferirão a fio da espada, assim aos homens da cidade, como aos animaes, até tudo quanto se achava: como tambem a todas cidades quantas se achárão, poserão a fogo.
