Gênesis - Capítulo 15
1. DEPOIS destas cousas foi a palavra de Jehovah a Abram em visão, dizendo: Não temas Abram, eu sou teu escudo, teu grandissimo galardão.
2. Então disse Abram: Senhor Jehovah que me has de dar, pois ando sem filhos? e o mordomo de minha casa he o Damasceno Elieser.
3. Disse mais Abram: eis que me não tens dado semente, e eis, o filho de minha casa será meu herdeiro.
4. E eis que foi a palavra de Jehovah a elle, dizendo: este não será teu herdeiro; mas aquelle que sahir de tuas entranhas, este será teu herdeiro.
5. Então o levou fora, e disse: Olha agora para o ceo, e conta as estrellas, se as podes contar; e disse-lhe: assim será tua semente.
6. E creo elle em Jehovah, e contou-lhe isto por justiça.
7. Disse-lhe mais: Eu sou Jehovah, que te tirei de Ur dos Chaldeos, para a ti dar esta terra, para possui-la em herança.
8. E disse elle: Senhor Jehovah, em que saberei, que em herança hei de possuila?
9. E disse-lhe: Toma me huma bezerra de tres annos, e huma cabra de tres annos, e hum carneiro de tres annos, e huma rola, e hum pombinho.
10. E trouxe-lhe tudo isso, e partio o pelo meio, e pôs cada parte em fronte da outra; mas as aves não partio.
11. E decião as aves sobre os corpos mortos; porém Abram as enxotava.
12. E aconteceo que, pondo-se sol, cahio sono grave sobre Abram; e eis que espanto e grande escuridade cahio sobre elle.
13. Então disse a Abram: Saibas de certo, que tua semente será peregrina em terra, que não he sua, e servilos hão, e affligilos hão quatro centos annos.
14. Mas tambem eu julgarei a gente, a qual servirão; e depois sahirão com grande fazenda.
15. E tu irás a teus pais em paz: em boa velhice serás sepultado.
16. E a quarta geração tornará para cá; porque ainda não he cumprida a injustiça dos Amoréos.
17. E aconteceo que posto o sol houve escuridade: e eis hum forno de fumo, e huma tocha de fogo, que passou por aquellas ametades.
18. Naquelle mesmo dia fez Jehovah hum concerto com Abram, dizendo: á tua semente tenho dado esta terra, desdo rio de Egypto até o rio grande, o rio de Euphrates.
19. E ao Keneo, e ao Keniceo, e ao Kadmoneo.
